Novidade em Azeite para o Mercado Profissional – FISPAL FOOD SERVICE 2011

Novidade em Azeite para o Mercado Profissional – FISPAL FOOD SERVICE 2011

 

Azeite Extra Virgem Terrano

 

A Ajinomoto Food Service apresentou na Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar – Fispal  Food Service – que aconteceu em São Paulo, de 6 a 9 de junho de 2011, o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™, que a  companhia acaba de colocar no mercado exclusivamente para os operadores de restaurantes, bares, hotéis, pizzarias e  padarias, dentre outros estabelecimentos do mercado profissional.

O azeite é resultante de um blend de variedades de azeitonas, produzido e envasado na província de Catamarca, uma das principais regiões olivícolas da Argentina.

O produto envasado em garrafa de vidro, de coloração âmbar, de 500ml apresenta um aroma de frutado verde, com frescor muito agradável.  A embalagem informa que o azeite foi obtido através de extração a frio e a sua acidez máxima é de 0,4%.

O produto também possui apresentação em embalagem de PET de 3 litros, entretanto, com acidez máxima de 0,8%, o que também o qualifica como azeite extra virgem.

 

Novidade em Azeite para o Mercado Profissional – FISPAL FOOD SERVICE 2011

Próximos Eventos e Cursos de Azeites

Curso de Análise Sensorial (Cata) de Azeites e Azeitonas

 

A ARGOS Associação Rio-Grandense de Olivicultores – está  organizando o “1º Curso de Análise Sensorial de Azeites e Azeitonas”,  juntamente com o Panel de Cata de Mendonza, Universidade  Nacional de Cuyo, Avoar (Associação de Viveiros de Olivos da  Argentina) e Chácara Cerro dos Olivais, com programação prevista para o mês de agosto de 2011, na cidade de Porto Alegre.

O Curso terá 16 horas/aulas de duração (teóricas e praticas), e tratará da identificação e conhecimento de azeites e azeitonas, suas harmonizações, virtudes e defeitos. Principais variedades de oliveiras para azeites, para azeitonas e de dupla finalidade.

Maiores informações podem ser obtidas através do site www.argos.org.br, na página “Palestras e Eventos”

 

5ª EXPOAZEITE – Feira Internacional do Azeite de Oliva, Azeitonas e Conservas


É a maior feira de azeites do Brasil. Se trata de um encontro profissional sobre azeites, criado pela Agência JKPG para reforçar os valores da alta gastronomia, com prazer, arte e satisfação, junto a um público interessado em degustar bons produtos.

Locais e datas:

São Paulo, 13 e 14 de Setembro de 2011 – Centro Fecomércio de Eventos – das 12h às 19h

Brasília, 15 de Setembro de 2011 – Centro de Convenções Brasil 21 – das 12h às 19 h

Maiores informações podem ser obtidas através do site www.expoazeite.com.br

 

 

Novidade em Azeite para o Mercado Profissional – FISPAL FOOD SERVICE 2011

Novidades em Azeites Monovarietais – APAS 2011

Azeite Extra Virgem Hojiblanca Monovarietal

 

A empresa espanhola Cooperativa Hojiblanca, pertencente a um dos maiores grupos produtores mundiais de azeites, esteve presente na APAS 2011 com os seus produtos, tendo como destaque o azeite extra virgem monovarietal da azeitona hojiblanca. Os produtos da Hojiblanca são distribuídos no Brasil pela Sandéleh Alimentos desde o início deste ano.

Produtor: Hojiblanca S.Coop.And. (www.hojiblanca.es)

Representante Exclusivo no Brasil: Sandéleh Alimentos Ltda. (www.sandeleh.com.br)

 

 

Azeites Extra Virgem Carbonell Monovarietais

 

A Carbonell apresentou na APAS 2011 a sua nova linha de azeites especiais monovarietais, produzidos a partir de uma variedade única de azeitonas: Azeite Extra Virgem Arberquina, Extra Virgem Picual e Extra Vigem Hojiblanca. Os produtos da Carbonell são distribuídos no Brasil pela Gomes da Costa.

Produtor: (Grupo SOS) SOS CORPORACIÓN ALIMENTARIA, S.A. (www.gruposos.com / www.carbonell.com.br)

Distribuidor Exclusivo no Brasil: Gomes da Costa (www.gomesdacosta.com.br)

 

Novidade em Azeite para o Mercado Profissional – FISPAL FOOD SERVICE 2011

Novidades presentes na “Olive Experience”

AZEITE EXTRA VIRGEM MARIALVA E AZEITE EXTRA VIRGEM STUPOR MUNDI

A Feira Expovinis 2011, realizada de 26 a 28 de abril em São Paulo, dedicou pela primeira vez uma área exclusiva para azeites, denominada “Olive Experience”. Diversas empresas e associações do setor de azeite estiveram presentes, divulgando e realizando degustações de diversas marcas e tipos de produtos.

 

 

 

No stand da “Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal” –  havia diversos produtores de Portugal promovendo degustações, com destaque para o excelente azeite extra virgem Marialva, de edição especial e limitada, da empresa JCCoimbra, um azeite característico da região de Trás-os-montes, que deve iniciar as vendas no Brasil em breve.

 

 

 

No stand da Sicilianess, o destaque era a linha de produtos da empresa italiana da região da  Sicília, a “Olio Barbera“, fundada em 1894, com destaque para os produtos das marcas Lorenzo # 1, Lorenzo # 3 e Lorenzo # 5, linha Barbera aromatizada, azeites não filtrados, azeites com certificado D.O.P. e azeite biológico.

 

 

Atualmente, a Barbera comercializa no Brasil apenas duas versões de sua linha  de produtos, com destaque para o excelente azeite extra virgem “Gran Gourmet Stupor Mundi”, produzida  com um blend de azeitonas biancolilla e coratina.

 

Mitos associados ao azeite: Acidez

Mitos associados ao azeite: Acidez

MITO: “AZEITES COM ACIDEZ BAIXA SÃO MAIS GOSTOSOS OU INTENSOS …”

 

O teor de acidez é ainda hoje o principal parâmetro indicativo de qualidade de um azeite para o consumidor brasileiro. Apesar desta informação apenas ser indicativa do estado de conservação do produto, muitos consumidores associam erroneamente azeites com baixo teor de acidez com produtos de sabor e aroma mais intensos. O fato de ter baixa acidez não significa que o azeite terá elevada qualidade sensorial (sabor e aroma), pois estes atributos são resultado de um conjunto de fatores, como principalmente, variedade(s) de azeitona(s) utilizada(s) na sua fabricação, estado de maturação das azeitonas no momento de colheita, local e características da região aonde estão localizadas as oliveiras, condições climáticas da época de desenvolvimento das azeitonas, habilidade e tecnologia empregada pelo produtor, etc. Ou seja, é muito semelhante aos fatores responsáveis pela obtenção de um vinho de boa qualidade sensorial. Fazendo um paralelo com o mundo dos vinhos, seria como afirmarmos que um vinho de boa qualidade tem um teor de álcool alto, ou baixo. Um fato importante do teor de acidez é que ele “qualifica” o azeite como extra virgem quando o seu teor é no máximo 0,8%, mas não assegura que a qualidade sensorial será satisfatória. Para maiores detalhes visite o link “azeites/produção”.

Muito prazer, azeite

Muito prazer, azeite

AZEITE DE OLIVA É SINÔNIMO DO PRAZER DA BOA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

 

Ingrediente indispensável da boa gastronomia, com história de cultivo milenar e associado à alimentação saudável, o azeite de oliva vem despertando interesse crescente dos brasileiros. Nosso país já se encontra entre os 10 maiores consumidores mundiais deste produto, com crescimento acelerado de consumo. Para conhecermos um pouco mais sobre o universo dos azeites, desenvolvemos este canal de troca de informações sobre este tema tão apaixonante. Nosso objetivo é promover a cultura do azeite no Brasil. Boa leitura!

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