VIAGEM PARA IMPERIA (Novembro 2012) – REGIÃO PRODUTORA DO AZEITE DA LIGÚRIA
É a província mais ocidental da Ligúria. Localizada entre o Piemonte, a província de Savona e a França, é banhada pelo Mar da Ligúria . A capital da província é Imperia com 41.500 habitantes e o seu nome é originário do rio Impero, que divide as antigas localidades de Porto Maurizio e Oneglia, atualmente unidas em uma mesma cidade.
A bela paisagem da cidade é composta da proximidade de verdes montanhas e mar de águas cristalinas. O trecho de costa que pertence à província de Imperia é conhecida como “Riviera dei Fiori”, caracterizada pela alternância de baías, portos e enseadas . A pouca distância da costa há vales, colinas e montanhas repletas de oliveiras , de azeitonas da variedade “Taggiasca”, típica da Ligúria. A colheita das oliveiras na região se inicia em novembro e termina em abril.
Como os olivais estão localizados em áreas montanhosas, o plantio é feito em “terraços” e algumas destas plantações contam com oliveiras centenárias, que estão sendo “restauradas“ através de técnicas especiais de poda das árvores.
Oliveira centenária (+/- 400 anos), que após corte especial brota novamente com todo o vigor de uma árvore nova, motivo este que leva as oliveiras a serem consideradas como uma árvore perene! Os dois troncos laterais “brotaram” da árvore após corte do tronco principal, localizado no meio das “novas” árvores … Um espetáculo!
O azeite obtido da variedade “Taggiascca” tem a característica de ser um produto delicado e suave, com frutado médio de notas verdes , amargo e picante leves. Como possui uma quantidade limitada de polifenóis, o que reduz a manutenção da intensidade sensorial do produto por um longo tempo de armazenagem, é recomendável que o azeite da variedade “Taggiascca” seja consumido idealmente na data mais próxima da sua produção, afim de se apreciar a riqueza de suas qualidades sensoriais . A Ligúria possui uma região D.O.P. (Denominação de Origem Prottegida) de azeites denominada “Olio DOP Riviera Ligure” (www.oliorivieraligure.it).
Há diversos “Frantoios” (plantas de extração de azeites) na região que processam as azeitonas dos pequenos produtores locais. Recomendamos uma visita ao “Fratelli Carli” (www.carli.com), que desde 1911 produz azeites da região, localizado próximo ao centro de Imperia, que além de ter um “Frantoio” aberto a visitação, também conta com um maravilhoso empório onde é possível comprar azeites, cosméticos a base de oliva, temperos e condimentos, além de contar com um restaurante e sala de degustação.
Ao lado do emporio se localiza o famoso “Museo dell´Olivo”, que apresenta um rico acervo de peças históricas relacionadas à cultura da olivicultura (www.museodellolivo.com) e com um belo jardim repleto de oliveiras centenárias, ânforas de azeite dos anos de 1700 a 1800 e prensas e moinhos antigos.
Uma outra loja de azeites interessante para ser visitada é a “Isnardi Store”, cujo nome é “Botteghe dell´Olio Buono” (www.isnardistore.it), cujo proprietário também é produtor de azeites, (www.isnardi.it) , localizada em praça próxima à beira mar da cidade.
Na cidade de Imperia é comum encontrar belas oliveiras em praças e jardins.
No “Ristorante Salvo Cacciatori”, (site do restaurante), fundado em 1905, se degusta a alta gastronomia italiana e pratos harmonizados com azeites, com o acompanhamento do chef Enrico Calvi . Quem frequentemente está no restaurante é o Professor Marino Giordani , especialista em enogastronomia e profundo conhecedor de harmonização de azeites.
Em Imperia está a sede administrativa da O.N.A.O.O. – “Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio di Oliva” – (ver site), que desenvolve atividades e cursos na área de azeite de oliva, situado no prédio da “Camera di Commercio di Imperia”.
Dicas de Viagem:
Para chegar em Imperia, há várias alternativas de vôo que podem ter como destino final as cidades de Nice (França), Milão, Turim ou Gênova (Itália) com trajeto até imperia feito por automóvel ou trem (site trenitalia).
Há diversas boas opções de hotéis na região, sendo que na cidade de Imperia recomendamos o “Hotel Rossini al Teatro” (site do hotel) localizado na região central.
Outras informações podem ser obtidas no site da www.visitrivieradeifiori.it
. LOCAIS INTERESSANTES PARA VISITAR
“Rota do Azeite de Trás-os-montes” (Portugal)
“Museums of the Olive in the Mediterranean”
“Museo dell’Olivo” (Itália)
“The Routes of the Olive Tree”
www.coe.int/t/dg4/cultureheritage/culture/routes/olive_en.asp
Comentários