(Foto: Henrique Manreza)

De hoje ao dia 7 de dezembro, a região Alentejo vai ser anfitriã de uma viagem gastronômica que traz a Portugal chefs de restaurantes premiados pelo Guia Michelin, degustadores de azeite e críticos internacionais.

Organizada pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, esta ação tem como objetivo dar a conhecer o Azeite do Alentejo no seu estado puro e como ingrediente essencial da dieta mediterrânica.

O brasileiro Paulo Freitas, engenheiro de alimentos e graduado como Degustador Profissional de Azeites (“Assaggiatori di Olio”) e formado pelas instituições italianas Associazione Mille Sensi e O.N.A.O.O. – é um dos convidados do evento.

Geovane Carneiro e o irlandês Ian Doyle, respetivamente “chefs” dos restaurantes D.O.M (Brasil) e Oaxen Krog (Suécia), ambos com duas estrelas Michelin, também participaram da viagem.

Outra presença de peso será a do norte-americano Curtis Cord, que é editor do portal “Olive Oil Times”, a fonte de informação do setor “mais lida do mundo”, e presidente do “conceituado” concurso mundial de azeite “New York International Olive Oil Competition”.

O CEPAAL pretende apresentar a novos mercados os azeites do Alentejo e as respetivas empresas produtoras com o objetivo de “dar visibilidade coletiva” aos produtos, contribuir para aumentar as exportações, dinamizar a economia e “conferir maior competitividade” ao setor na região, que na campanha de 2017/2018 produziu 78% do azeite português.

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é cofinanciado por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

Fonte: CEPAAL 

Pin It on Pinterest

Share This